Curso Online de Quick Massage

Alongamento

Alongamento

Após uma relaxante massagem, é necessário tirar o paciente da cadeira. Para isso recomendo encostar as mãos nos dois ombros do paciente e perguntar se está tudo bem.Após a resposta positiva peço gentilmente para ele desencostar. Não force nada, deixe que ele venha no tempo certo (cada pessoa tem seu ritmo). Nessa hora você já deve estar atrás do paciente, permitindo que ele se apóie em você, se necessário. Avise que ele pode encostar em você.

Posição do terapeuta: em pé atrás do paciente.Encoste a lateral do joelho bem no meio do banco da cadeira, e fique de lado (aproximadamente 45 graus) para o paciente. Segure levemente os ombros do paciente.

Função: o alongamento em si não deve ser forte.O objetivo é que o paciente tenha consciência que terminou a massagem e que ele retorne às atividades normais. Quando o cliente sai muito rápido da cadeira pode acontecer a hipotensão postural.

Alongamentos sugeridos

Coloque o cliente na posição de alongamento.Não precisa forçar nada; apenas peça para ele fazer uma respiração profunda, observando o pulmão e, quando ele estiver cheio, peça para expirar todo o ar. Repita esse processo mais uma vez. Quando a manobra puder ser feita bilateralmente, faça.

Dica: não pode doer, então realize o movimento e pergunte para o paciente se está esticando e não doendo. Caso esteja doendo retorne um pouco o movimento. Não é interessante alongar pois não haverá tempo hábil para realizar o alongamento efetivo do tecido. Também não é o objetivo da quick massage.

Sugestões:

1) Alongamento da região peitoral: esse movimento é o que mais utilizo. Para realizar o comando, peça para o paciente colocar a mão atrás da cabeça e entrelaçar os dedos. Após ele fazer isso (sempre respeitando seu tempo) puxe os cotovelos para trás gentilmente. Peça para realizar as respirações. Cuidado com o paciente, ele não pode jogar seu corpo para trás. Caso isso aconteça, reduza a força nos cotovelos.

2) Inclinação lateral da cabeça: paciente com os braços ao longo do corpo. Incline sua cabeça e apóie uma mão na sua região temporal e outra no ombro (especificamente no acrômio da escápula). Realize esse movimento para os dois lados, as respirações devem ser duas para cada lado.

3) Alongamento do músculo tríceps braquial: esse alongamento consiste em colocar o cotovelo do cliente o mais alto possível e empurrar com uma mão em direção ao lado oposto. A outra mão segura o outro lado do paciente para que ele não incline seu corpo.

4) Alongamento do ombro: Levante o braço do cliente na mesma altura do ombro. Após isso, leve para o lado oposto e mantenha nessa posição. Faça duas respirações para cada lado.

5) Rotação da coluna: segure o punho do paciente pelo lado oposto e por baixo desse braço. Com a outra mão empurre a escápula do paciente com o objetivo de realizar a rotação do tronco. Mais uma vez é imprescindível que não force.Coloque o corpo do paciente com um pouco de rotação, peça para ele olhar para o lado que está rodando e vá para as respirações.